Em torno de argumentos, os de Borrell, que o presidente da Generalitat, Quim Torra, foi censurado através do Twitter: “Outro dos nobres e elegantes gestos do senhor Borrell, por esse caso pra a nação onde nasceu”. “Não se preocupe, senhor Borrell, visto que farei vir o meu discurso a todos os participantes”, adicionou o presidente, em fonte aos ministros dos negócios Estrangeiros, que participam no fórum.
A presença (ou não) do presidente da Generalitat no fórum da União pro Mediterrâneo não é a primeira vez que gera controvérsia. No ano anterior, sem destinar-se mais distante, o Governo português não convidou, de início, o sendo assim presidente, Carles Puigdemont. Uma decisão que a Cidade mudou pela última hora, convidando Puigdemont a pronunciar umas frases de boas-vindas na particularidade de anfitrião, depois que ele tivesse pedido. “Puigdemont se chamou”, explicou o respectivo Borrell.
130.º presidente da Generalitat, que fez um passageiro discurso em catalão, castelhano, francês e inglês, foi excluído, entretanto, os debates de trabalho. Na primeira edição do fórum, em 2015, não houve presença de representantes da Generalitat de Catalunya.
E em outro fórum económico anterior, arrumado pela União para o Mediterrâneo em 2013, a participação do dessa forma chefe do Executiu catalão Artur Mas levou a um confronto com o Governo espanhol. Mas deste modo, queria tomar a frase na abertura do evento, onde estava previsto que falasse com o presidente do Governo, oero enfim, apenas foi convidado pra participar do lançamento, mas não a discursar.
- 23 V de Viagem. (Voyage)
- quinze de abril. Pequenos gigantes 2 (Televisa)
- 1 Amadorismo e profissionalismo
- dois América Latina
- Recebe o suporte do presidente colombiano: ‘Aqui não expropiamos’
Atualmente, conservam-se muito poucas Bíblias de Gutenberg —ou de 42 linhas— e, menos ainda, completas. Novo Testamento em Sevilha. Em 1449, Johannes Gutenberg de imediato havia impresso o primeiro livro, o chamado Missal de Constança, pela impressão de Mainz, Alemanha. A Bíblia de Gutenberg não foi somente o segundo livro impresso, contudo que, ademais, foi o mais perfeito.
a Sua imagem não difere em nada de um manuscrito. Na Península, a primeira impressão foi instalada, em Segóvia, em 1472, e seu primeiro livro é o Sinodal de Aguilafuente. Na américa Central, o primeiro livro é um Tratado sobre o cultivo do anil, impresso, pontualmente, em tinta azul.
Gutenberg, em teu serviço de impressor, criou teu famoso incunable Catholicon, de João Balbu de Janna. Anos mais tarde, e para 1500 a ocorrência social muda pela Alemanha e a batalha civil fez com que em Mainz os impressores a fuga pra impedir cair pela briga. Os impressores lhes custou muito guardar o segredo e as oficinas de impressão espalharam-se por toda a Europa. A imprensa é conhecida na América depois da conquista espanhola.
Em 1539 o impressor Juan Cromberger monta uma filial de sua imprensa de Sevilha, pela Cidade do México em um lugar de Juan de Zumárraga. Esta filial estará a cargo de Juan Pablos, que começa o seu trabalho de impressão desse mesmo ano.
Assim começou a amplo repercussão da imprensa na cultura da humanidade. A frase escrita, podia comparecer a cada lugar, as pessoas podiam ter acesso a mais livros e começar a se preocupar em aconselhar a ler pra seus filhos.