Filosofia Da Economia

A filosofia da economia é o ramo da filosofia que estuda os estilos filosóficos da economia. Também podes ser instituída como o ramo da economia que estuda os seus próprios princípios, junto a seus aspectos morais. O que é o valor econômico?

o Que é o mercado? Enquanto que é possível ofertar uma descrição usual, o propósito de pôr essas questões leva a ampliar as experctativas sobre a natureza dos princípios econômicos. As abordagens para responder a essas questões que conseguem superior aceitação repercutem sobre isto todo o campo da economia.

A epistemologia estuda como se chega ao conhecimento das coisas. Que tipo de verdade é obtido através da suposição econômica? A título de exemplo, as teorias se referem à realidade ou à compreensão dos sentidos? Como é possível testar as teorias econômicas?

A título de exemplo, como cada teoria econômica tem que ser verificável empiricamente? Quão exatas são as teorias econômicas? Vocês conseguem reivindicar o status de uma ciência exata? Quais são as previsões económicas tão credíveis como as previsões das ciências naturais, até o ponto de estabelecer leis?

Por que ou por que não? É formada entre as imensas disciplinas, nomeadamente matemática, economia, filosofia, ou inteligência artificial, e é ainda um campo aberto ao debate. A hipótese da decisão está intimamente relacionada com a teoria de jogos, e é similarmente transdisciplinar.

  1. Excluir da corporação negra
  2. 253 O homem do futuro dez nov 02
  3. Alguns dos diálogos inscritos por seres humanos continham informação pessoal
  4. dois Guerra contra as drogas e outros heróis

As aproximações filosóficas incidem sobre a natureza da possibilidade ou preferência, da racionalidade, dos riscos, das incertezas e dos agentes económicos. Se pergunta se é correto conservar ou distribuir os bens econômicos. As aproximações têm um feitio mais filosófico e no momento em que são estudados os princípios: como por exemplo, a Teoria da Justiça (1971), de John Rawls, ou Anarquia, Estado e Utopia (1974), de Robert Nozick.

O utilitarismo é uma das maiores metodologias éticas. ↑ • D. Wade Hands (2008). “philosophy and economics,” The New Palgrave Dictionary of Economics, 2nd Edition. • Roger E. Backhouse (2008). “methodology of economics,” The New Palgrave Dictionary of Economics, 2nd Edition.

• Alexander Rosenberg (1976). Microeconomic Laws: A Philosophical Analysis, University of Pittsburgh Press. Philosophical Forum, 14, pp. Beyond Positivism: Economic Methodology in the Twentieth Century, 2nd ed. • Daniel M. Hausman (1980). “How to Do Philosophy of Economics,” PSA: Proceedings of the Bienal Meeting of the Philosophy of Science Association, 1, pp.