Winnie Madikizela (1958-1996) foi a segunda esposa do ex-presidente da África do sul, uma assistente social e bem como política. Talvez ela conectou melhor com Mandela por falar sobre este tema características em comum, como a estadia pela prisão, a acusação de atos violentos, ou a participação em comícios, no momento em que os tinha proibidos. Sua imagem foi prejudicada em 1988 na morte de um jovem negro, teoricamente, assassinado pelo seu guarda pessoal. Ainda hoje essa sombra persegue-o.
Mas, em 1993, ressuscita pra vida política pra apostar na presidência da Liga das Mulheres do ANC. E também ser a esposa de Mandela, que bem como foi ministra da Cultura de seu primeiro Governo. Eles Se divorciaram em 1996. E tiveram duas filhas Zenani e Zindzi. Graça Machel (1998) é a atual esposa de Madiba, uma mulher também muito relacionada com o mundo da política e com o mundo do ativismo.
Ela, na verdade, é um tanto especial por ser a primeira mulher que se casou com 2 presidentes. Seu primeiro marido foi Samora Machel, que foi o seu presidente de Moçambique. E, ademais, foi a ministra da Educação do Governo de seu marido, em 1975. Se há uma coisa que a caracteriza é a tua disputa pela defesa dos direitos das gurias. Recebeu o prêmio Príncipe de Astúrias em 1998, mesmo ano em que casou-se com Nelson Mandela. Seu hiperlink foi, porventura, como diz a cadeia Ao Jezeera, “um encontro de dois solitários”.
Estes autores determinaram que os evangelhos (incluído Q, considerado como um “protoevangelio”) são compilações de unidades literárias menores, denominadas perícopas, que pertencem a gêneros literários diferentes (narrações de milagres, diálogos didáticos, de ensinamentos éticos, etc.). Estas perícopas têm a sua origem última da tradição oral sobre isto Jesus, porém só outras delas se referem a esses e fatos reais do Jesus histórico.
Mais tarde, outra escola, denominada “História (ou Crítica) da Redação”, destacou o caso de que, na hora de compilar e unificar narrativamente o utensílio de que dispunham, os autores dos evangelhos respondem a motivações teológicas. Para datar os evangelhos sinópticos, um aspecto de especial importância são as referências à destruição do Templo de Jerusalém. Estudando essas fontes, a maioria dos autores concordam em reconhecer que os 3 sinópticos, em teu estado atual, são posteriores à destruição do templo (ano 70), em que Q é muito porventura anterior.
Os autores dos evangelhos respondem a motivações teológicas específicas. Em suas obras, tentam harmonizar as tradições recebidas acerca do Jesus histórico, que com a fé das comunidades a que pertencem. Evangelho de Marcos foi escrito em grego, quem sabe na Síria ou, quem sabe, em Roma, e é datado, normalmente, em volta ao ano 70, por isso é o evangelho mais antigo que se conserva. Evangelho de Mateus foi escrito em grego, possivelmente pela Síria, e é mais tardio do que o Marcos, que utiliza como fonte. Evangelho de Lucas: “é a primeira parcela de uma obra unitária, cuja segunda porção é o texto mais chamado de Atos dos Apóstolos, dedicada a narrar as origens do cristianismo.
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assim como este Mateus, usa como referências Q e Marcos. Geralmente se considera que o Evangelho de João é mais tardio do que os sinóticos (data em torno do ano 100), e que as informações que dá a respeito do Jesus histórico é menos confiável. Mostra uma teologia mais desenvolvida, visto que oferece Jesus como um ser pré-existente, substancialmente unido a Deus, enviado por ele, pra salvar o gênero humano.
não obstante, parece que usou fontes antigas, em alguns casos, independentes dos sinóticos, tendo como exemplo, no que diz respeito à ligação entre Jesus e João Batista, e ao procedimento e realização de Jesus. Relata poucos milagres de Jesus (apenas sete), para os que possivelmente utilizou como fonte um hipotético “Evangelho dos Sinais”.
neste evangelho são diversas as cenas da vida de Jesus que não têm paralelo nos sinóticos (entre elas, novas das mais conhecidas, como as bodas de Caná, ou a ressurreição de Lázaro de Betânia).