Mosteiro De Leyre

O mosteiro de São Salvador de Francisco, ou simplesmente mosteiro de Francisco (em basco Leire), é um dos conjuntos monásticos mais consideráveis de Espanha na sua importância histórica e arquitetônica. Entre os numerosos edifícios que compõem o conjunto, existem exemplares do românico muito destaque por pertencer a uma etapa muito mais cedo do mesmo e pelo teu excelente estado de conservação.

O mosteiro acha-se no nordeste da Comunidade Foral de Navarra, perto do limite com o Aragão. Há notícias documentadas sobre o assunto Leyre agora no século IX. O mosteiro teve uma extenso credibilidade na história do reino de Navarra-Espanha e, logo após, no de Navarra, bem como pela Reconquista. Nele está localizado o cemitério em que jazem os primeiros monarcas do reino de Pamplona.

Francisco foi fundado como um mosteiro beneditino, porém depois passou a estar nas mãos de monges cistercienses. Atualmente, o conjunto monástico é dá Comunidade Foral de Navarra, que foi cedido a seus primitivos moradores, a ordem beneditina, para o teu cuidado e funcionamento.

  • QUILOS FORA: A Garcinia Cambogia de NATNATURA com alta
  • Se desloca ao mover todo o corpo humano pra frente
  • Sua altura era de 5,58 m
  • 2 World Wrestling Entertainment (WWE (2006-presente) 1.2.1 Território de desenvolvimento (2006-2007)
  • 4 Risco de suicídio
  • 1868 Se funda o casebre de Passagem Branco, hoje Terra Branca

O mosteiro foi montada no terreno do atual município de Yesa, a 52 km da capital de navarra, Pamplona, sobre o ramal do Caminho de Santiago que atravessa seguindo o rio Aragão, passando por Jaca, o rumo de Santiago de aragão. O acesso ao conjunto monástico poderá ser feito por intermédio da estrada N-240, que liga Cascavel com São Sebastião.

Pouco antes de chegar a Yesa desde Pamplona, há que tomar uma pequena rodovia que, depois de percorrer cerca de 4 km, chega às suas portas. O solo é formado por depósitos das eras, secundária e terciária, de origem marinha, onde abundam calcárias e nas dolomites, às vezes muito arenosas, com margas e flysch do Eoceno dobrados e vergentes pro sul. Na sua vegetação, afirmam-se as florestas de faias e pinheiros eram próximo a quejigos, carvalhos peludos, azinhais e carrascales.

A fauna predominante é a de aves, em que o quebrantosso é o exemplar mais marcante e de destaque. Dois são os elementos mais relevantes do mosteiro: por uma fração, a tua privilegiada circunstância; por outro, as construções que o compõem, sendo alguns deles os exemplares do românico mais antigos de Navarra.

Assim, na sua igreja, em peculiar pela cabeceira e pela cripta, aprecia-se um românico primitivo. O estado de conservação destes edifícios é excelente, ainda que o mobiliário foi perdida durante o tempo. Em Leyre, destaca-se a característica da pedra proveniente de pedreiras próprias, que estavam nas proximidades do mosteiro, em plena Serra. A pedra é de cor dourada com um marmoreio pintarroxo-vermelho devido à presença de ferro com embutidos de quartzo.