Nesta Disciplina Era Muito Valorizada

O termo albayalde (do árabe al-bayūd, ‘brancura’) designa o carbonato básico de chumbo (II), um pigmento empregado tradicionalmente em pintura artística, e, por extensão, assim como a cor deste pigmento. São sinônimos de albayalde: branco de chumbo, cerusa, branco de cerusa, cerusita, branco cerusita, blanquíbolo e urina de chumbo.. Cerusa provém etimologicamente do grego antigo no departamento dos pirenéus atlânticos (cera), que passou ao latim “cera”, “cerussa”.

Foi um defeito, em novas regiões, impor sua constituição química, como óxido de chumbo. 1774. A cor do albayalde é branco, com uma coloração vermelho-amarelado, quase imperceptível. O enegrecimento poderá ser visto em outro tipo de trabalhos, como manuscritos iluminados.

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Assim como foi notado que a pintura de branco de chumbo se desvanece ao misturá-la com pigmentos que contêm enxofre, e perante a ação de ácidos e álcalis. Embora o mineral hidrocerusita é idêntico em composição ao branco de chumbo, não foi utilizado como pigmento; o albayalde a toda a hora foi de elaboração humana, considerándoselo em consequência de um pigmento artificial.

Foi utilizado como pigmento, desde a antiguidade até o começo do século XIX. Durante séculos, foi o único branco de qualidade empregado pela pintura a óleo. Nesta obediência era muito valorizada, porque conferia a pintura a óleo é uma maior rapidez de secagem e melhorando a elasticidade, a aderência, a resistência e a durabilidade das cores.

A primeira fonte escrita sobre a fabricação e o emprego do branco de chumbo aparece no tratado Sobre o assunto as pedras de Teofrasto (372-287 a. Aristóteles. Também mencionam Marco Vitruvio —em tua obra De arquitetura (c — e Plínio, o Velho, em sua “História Natural” (c. As hetairas gregas usavam o albayalde, misturado com o mel, como máscara pro rosto. Durante toda a noite e, ao suspender-se lavavam o rosto com água fria, aplicando-se, logo após, uma outra camada da mesma mistura, entretanto mais diluída, o que lhe conferia à tua pele uma cor esbranquiçada. Os escritos da antiguidade clássica e da Idade Média, sinalizam o emprego de chumbo metálico e vinagre como ponto de partida pra elaboração de branco de chumbo.

Mais tarde, foram utilizados procedimentos que assim como se baseavam em submeter o chumbo em um ambiente ácido, como mostrando-o a ácido acético, bagaço de uva, vapores ácidos e substâncias fermentadas. Isso provocava a formação de uma crosta branca sobre o chumbo metálico, a qual era raspada e pulverizada, obtendo-se, dessa forma, o branco de chumbo. Para poder pintar com esta substância se mistura com óleos.

“pomada de albayalde” era um antibiótico usado pra cuidar infecções. As pinturas baseadas em chumbo têm muitas aplicações, mesmo que as preocupações relacionadas com a tua toxicidade têm enfocado principalmente as que são usadas pela pintura de cavalete, brinquedos para garotas e pra pintar casas. Desde 1978 EUA proibiu a venda de tintas que contenha mais de 90 partes por milhão de chumbo, e restrições idênticos regem em imensos outros países. Em Espanha, proibiu, em 1908, o serviço de mulheres e gurias em indústrias perigosas, incluindo a elaboração de cerusa.