O saxofone, bem como conhecido como o saxofone ou simplesmente sax, é um instrumento musical de cone, da família dos instrumentos de sopro de madeira, normalmente feito de bronze, que consiste de um bico com uma vara claro, como o clarinete. Foi inventado por Adolphe Sax, no começo dos anos 1840. O saxofone é comumente associada com a música popular, a música de big band e o jazz.
O corpo do saxofone é composto por um tubo cônico e fino, geralmente de bronze, que se alarga em sua extremidade pra formar um sino. O corpo humano cónico do saxofone oferece-lhe propriedades parecidas com as do oboé que, no clarinete. O design mais descomplicado do saxofone é um tubo reto é tronco-cónico e os saxofones sopranino e soprano têm, em geral, este design reto.
contudo, o mais comum é que os saxofones grande e tenor incorporem uma curva a curva acima do furo de tom mais alto, todavia perante a chave de oitava superior, inclinando o bico formando um ângulo reto. O barítono, pequeno e contrabaixo ampliam o comprimento do calibre, principalmente, pelo dobramento duplo, nessa seção. O saxofone use uma boquilha com uma única cana aproximado à do clarinete, contudo é superior que a do saxofone e tem uma câmera interna oca, redonda ou quadrada e é mais ampla do que do clarinete.
Os bicos são fabricadas em uma amplo variedade de aparato, há em tão alto grau metálicos como não-metálicas. Os bicos não metálicas são geralmente de ebonite, de plástico ou de borracha dura, algumas vezes, de madeira, e raras vezes, de vidro, de porcelana e até mesmo osso. As boquilhas de metal, alguns atribuem-lhe um som típico, contado frequentemente como “a mais brilhante” do que as não-metálicas.
Alguns músicos acreditam que as de plástico não produz um prazeroso timbre. Outros músicos, como o professor Larry Teal, revelam que o material tem pouca repercussão no som, se é que tem alguma, e que são as dimensões físicas que lhe dão o bico de tua cor tímbrico. Bicos com uma câmera côncavo são as mais próximas ao projeto original de Adolphe Sax e funcionam muito bem pela interpretação clássica, pelo motivo de produzem um som mais suave ou menos comovente.
Por outro lado, o jazz e a música popular, os músicos tocam frequentemente com canas normalmente soltos e com bicos abertas. Estão adequadas, de forma que o defletor, ou “teto”, da mesma esteja mais próximo da cana. Por essa causa, você cria um curso de ar rapidamente. Isto produz um som mais claro que reduz facilmente as distâncias existentes em uma big band ou entre instrumentos amplificados. Embora as aberturas grandes, e o som resultante, estão comumente associadas com bicos metálicos, qualquer boquilha poderá possuir uma.
assim sendo, permite-se uma maior flexibilidade na afinação, dando espaço a efeitos como o bending, em comum, o jazz e o rock. Os intérpretes clássicos, geralmente, costumam optar por palhetas mais duras e por um bocal com uma abertura estreita e uma câmera mais baixa, produzindo um som mais escuro e estável (e mais aviolinado).
bem como os clarinetes, os saxofones fazem uso uma única cana ou de língua, que normalmente são mais largas e mais curtas do que as do clarinete. Habitualmente, as palhetas são fabricadas com cana-comum, mas, desde o século XX assim como foi montado varas de fibra de vidro. Estas canas são mais prolongadas, mas, em geral, considera-se que têm uma pequeno qualidade sonora. O tamanho da cana bem como depende do tipo de saxofone (soprano, grande, tenor, barítono, miúdo, contrabaixo, etc.) a que está destinada. As varas distribuídas comercialmente dependem de uma série de marcas, estilos e durezas.
- …Durante o dia, leva smoking
- dois Desenvolvimento da civilização maia
- é com Esse discurso de que a inexistência de financiamento não soa a desculpa
- Louis Vuitton se une à UNICEF numa iniciativa solidária
- 1 Relação com João Batista
Cada saxofonista experimenta com canas de dureza e material contrário para encontrar a mais adequada pro seu bico, embocadura e tipo de análise. A maior quantidade dos saxofones, tal os antigos como os modernos, são montados em latão. Como por exemplo, apesar de os seus desenhos sejam iguais, deixando de porção o metal usado, o Yanagisawa A992 e o T992, fabricadas com bronze do fósforo, soam significativamente “mais escuros”, em que o A991 e o T991, fabricados de bronze.
Um saxofone criado com bronze do fósforo é mais pesado que um de bronze, devido ao seu teor mais alto de cobre, o que lhe fornece uma massa maior. Os saxofones Canonball de Salt Lake City (Utah) usados principalmente metais sem cobre em seus processos de fabricação, como, tendo como exemplo, o revestimento de níquel preto anodizado. Julius Keilwerth montou um saxofone com um corpo de alpaca, como o de uma flauta, com um revestimento de níquel negro. Após completar o aparelho, os fabricantes normalmente aplicam uma camada fina de verniz ou são banhados em prata sobre o bronze nu. A laca ou o chapeamento servem para salvar o metal de oxidação e mantém tua aparência brilhante.