Os Quatro Presidentes Da Democracia Espanhola

Em abril de 1975, outra vez a mão-de-Ferreiro Tecelão, foi nomeado vice-Secretário-Geral do Movimento, cargo que ostentaria até a morte de seu mentor, o 13 de junho deste ano. Em 11 de dezembro de 1975, entra no primeiro gabinete de Arias Navarro formado após a morte de Franco, por sugestão de Torcuato Fernández Miranda, Adolfo Suárez é nomeado Ministro Secretário-Geral do Movimento.

Sua projeção para a titularidade da Presidência do Governo aumentou consideravelmente graças ao apoio da Coroa, e o apoio popular às suas políticas reformistas. Quando em julho de 1976, o Rei Juan Carlos I encarregou a geração do segundo governo de seu reinado e o consequente desmantelamento das estruturas franquistas, Suárez era um notável inexplorado pra maioria do público português. Não obstante, em seus quarenta e três anos, com dificuldades, foi qualificado de aglutinar um grupo de políticos de sua formação, que chegaram às convicções democráticas por inúmeros caminhos.

Soube agregar, junto falangistas “conversos” como ele, sociais-democratas, liberais, democratas, etc., 1976 e 1979, desmontar o regime franquista com a cumplicidade das forças anti-franquista, como o PSOE e, essencialmente, do Partido Comunista de Portugal e do teu líder, Santiago Carrillo, que denominou Suarez como um “anticomunista inteligente”. Em quinze de junho de 1977, pela primeira vez em Portugal a partir de 1936, foram realizadas eleições gerais livres.

Adolfo Suárez apareceu como vencedor das mesmas, à frente de um conglomerado de formações de centro-direita, aglutinades por volta de tua pessoa, sob as siglas UCD (União de Centro Democrático (ucd). Em 3 de março de 1979, Adolfo Suárez adquiriu na segunda vez, nas eleições gerais, e iniciou teu terceiro mandato como presidente do Governo. O teu primeiro defeito por este tempo foi o de impedir a apresentação de teu programa de governo perante o Congresso, o que lhe colocou contra algum grupo, como o Partido Socialista Andaluz, que pensava apoiá-lo.

  • “Black Music” (1934)
  • Entre outros Juan Martín Hsu
  • 11 Eleições municipais de 2019
  • Reflexão a apoio de descanso, esporte, compra semanal e amigos na Galiza e País Basco
  • um Lipídios da mielina
  • “Um serviço de radiodifusão, da Universidade Estadual de San Diego”
  • 3 Características gerais
  • Página 6 de 10

Por outro lado, o triunfo nas eleições gerais ficou em segundo plano após o acesso para a esquerda pros principais municípios do nação, depois de as primeiras eleições municipais de abril. O acordo entre o PSOE e o PCE permitiu que as enormes cidades espanholas fossem governadas por prefeitos de partidos de oposição. Foi uma fase de governo cheia de dificuldades políticas, sociais e econômicas.

Em 1980, o partido socialista apresentou uma moção de censura que, embora derrotada de antemão, prejudicando ainda mais a imagem de um Suárez desprovido de apoios no teu próprio partido. Eu não aspiro que o sistema democrático de convivência seja, outra vez, um parêntese na História de Portugal.