Common Lisp é uma linguagem de programação que pertence à família de linguagens Lisp. Encontra-Se referido no documento padrão ANSI INCITS 226-1994 (R2004) do ANSI, (antes X3.226-1994 (R1999)). Desenvolvido para padronizar as variantes divergentes do Lisp (entretanto principalmente as variantes de MacLisp) que o precedeu, não é uma implementação, mas sim uma descrição da linguagem. Estão disponíveis numerosas implementações do padrão do Common Lisp, incluindo a de software livre e de código aberto e produtos proprietários.
Common Lisp é uma linguagem multi-paradigma de propósitos gerais. Suporta uma união de paradigmas de programação, como procedimental (imperativo), funcional e orientada ao objeto. Como uma linguagem de programação prática, facilita o desenvolvimento de software de uma maneira evolutiva e incremental, com a compilação iterativa em programas eficientes em tempo de efetivação.
Common Lisp acrescenta o CLOS, um sistema de instrumentos que suporta multimétodos e combinações de métodos. É extensível através do MetaObject Protocol. Common Lisp é um dialeto do Lisp; utiliza expressões S pra denotar tal o código como a estrutura de detalhes. Common Lisp tem muitos tipos de dados, a título de exemplo: Inteiros, Índices, Complex Numbers, Stings, Arrays, Vectors, Hash Tables, Funções, Streams. Os tipos numéricos acrescentam números inteiros, quocientes, números de ponto flutuante, e números complexos.
- Chuck Norris não precisa de cortinas. Ninguém se atreve a assistir por uma das janelas de sua moradia
- Consulta inteligente de banco de dados
- 1678-1703: Hortus Malabaricus adiciona a primeira impressão de tipos em língua malayalam
- dois Astrogildo e Nadja de Paula e Silva
Common Lisp utiliza bignums pra retratar valores numéricos de tamanho e exatidão arbitrária. O tipo de ligação representa frações exatamente, uma praticidade não está acessível em numerosas línguas. Common Lisp potência automaticamente os valores numéricos entre esses tipos à capacidade que forem apropriados. O tipo de feitio de Common Lisp não se limita aos caracteres ASCII.
A maioria das implementações modernas permitem que os caracteres de Unicode. O tipo de símbolo é comum a linguagens Common Lisp, porém tão desconhecido fora deles. Um símbolo é um único material de detalhes com o nome que tem numerosas partes: nome, valor, atividade, tabela e pacote.
destes, a célula do valor e da célula da função são os mais importantes. Os símbolos Lisp são constante usados similarmente aos identificadores em outras linguagens: pra conter o valor de uma mutável; mas, existem algumas algumas aplicações.