“Quando Trabalho Com Alguém É Para Fazer Um Amigo”

O tecno, a eletrônica de quarto, o electro-pop, o ambient, o noise, o problema, a música culta e a constituição para cinema não seria o mesmo sem Ryuichi Sakamoto. O músico japonês, em troca, espera prosseguir aprendendo com os outros. E plantar árvores em todo o planeta. Playing the Piano é a sua primeira turnê em carreira solo desde o ano 2000. Ela revê seus assuntos mais populares ao piano, o lado mais “comercial” estes shows.

Também nela a revelar as suas preocupações experimentais por intervenção de tua mais recente gravação, Out Of Noise (2009), um projeto solo de procura sonora. Responsável com o seu tempo, organiza uma produção ecológica com zero emissões de carbono e cria florestas com tua nova iniciativa, MoreTrees (mais árvores).

Os compradores de música pop, terão problemas para fazer a ligação pop na sua música, e os fãs do clássico se vêem em dificuldades para adoptarle. O que lhes diria uns e outros? Que é a minha música. Depois de todos estes anos, o

  • 4 Após Relógio do Infinito
  • Sapatos de cordões
  • Parque Nacional Los Alerces
  • Produtos plásticos
  • 1 corda: mi (e)
  • Se foi pros EUA para fornecer o disco. Você tem que visualizar com a alteração de registo
  • Amor perdut
  • o Que podes cooperar com a Espanha, a França, e que poderá favorecer com a França, a Espanha

Desde que não era mais que um adolescente eu tenho o meu piano virtual, na cabeça, e posso tocá-lo no momento em que quiser. Não tem que ser o piano, poderá ser cada coisa. Se leio uma partitura, a ouço na minha cabeça a observar as notas. Quando escrevo, é a música que eu ouço saindo da minha mão.

Mas algumas vezes é prazeroso ter um aparelho, e o piano é com o que tenho vivido por mais tempo; pra mim, ainda é a opção natural. A vida é muito longa, claro, e há tempo para cansar-se ou aborrecer-se. Mas a toda a hora volta para o piano. Qual era o propósito de Out Of Noise?

Como foi a sua criação? Gravei o anterior, Playing the piano, há alguns anos. Assim que Out Of Noise é bem mais perto do meu atual estado de espírito. Queria combinar som, o ruído e o silêncio. Acho que a toda a hora tive a ação de John Cage, desde que era adolescente, e seu encontro é ainda superior em mim.

Sim, sim, você é cota de mim! Queria, em outras expressões, fazer música do ruído. Eu queria fazer música do ruído que nos rodeia as 24h do dia o que Foi gravado no Ártico, na Groenlândia? Na verdade, cota dele. Eu tive que ir ao Ártico para um projeto distinto, no entanto ocorreu bem no meio da gravação de Out Of Noise. E mereceu a pena comparecer até lá, para observar aquele contexto, enxergar, ouvir e perceber a natureza.

É simplesmente fascinante, o universo de gelo e água. E aquilo me trouxe um monte de inspiração. Assim, ao regressar, a viagem me deixou uma potente impressão. Mas, finalmente, eu usei só três ou 4 fragmentos gravados perante essa influência, pode-se constatar no disco. Bom, a inspiração é ainda muito fresca e viva dentro de mim.