Para se possuir uma idéia geral do conceito que Frits Gierstberg, o comissário de “Rostos” (em CentroCentro), tem-retrato, você tem duas opções. Uma é aproximar os vinis das salas, embora eu desaconsejo, se você não quer findar tarumba. A outra suposição, uma vez que, é espreitar o catálogo em que se apoia a apresentação, organizada por PHotoEspaña e a câmara Municipal de Lisboa e co-produzida pelo Nederlands Fotomuseum, o Bozar de Bruxelas e o Museu de Fotografia de Tesalónika. Há um exemplar acessível para consulta no conclusão (ou início) do curso, ainda que lhes advirto que não foi reeditado em português para a ocasião.
Curiosamente, a mostra de CentroCentro, que deseja ver de novo a expansão do gênero na Europa, a Queda do Muro, até hoje, não adiciona exemplos desta “democratização” e viralização do retrato. Não da ação do migrante. Tende mais a defender como em um mundo global nos esforçamos pra conservar o recinto (como Stratos Kalafatis). Porque de lá se sai com a idéia de que o que é intrínseco ao retrato é que o padrão pose, com mais ou menos vontade. Ao voltar ao Centro Cultural Conde Duque, se diluem os nomes. Concretamente, uma claro linha, real ou imaginária, uma divisa, os nega.
O que se estabelece, assim, são os números. Como bem diz o subtítulo de ” as portas do paraíso! “(pelo motivo de, pra alguns, isto é o que é essa caixa de grilos em que tornamo-Europa), é um ensaio fotográfico (e artística) “a respeito do migrante, o nômade, o exilado, o refugiado ou apátrida”. Pessoas com nome, sim, contudo que o continiente visto como ameaçador massa.
O terceiro estádio no decorrer do percurso de mais a menos simpático afiliado ao retrato materializa-se pela Casa do Leitor. Em um território da Europa. CentroCentro. Madrid. Praça de Cibeles, 1. Comissário: Frits Gierstberg. “Para as portas do paraíso! C. C. Conde-Duque. Madrid. C/ Conde Duque, 11. Comissários: François Cheval e Audrey Hoareau. Casa do Leitor. Madrid. Passeio de Álamos, 14. Comissário: Matias Neto.
de acordo com o historiador grego Heródoto, Neco II, depois de alcançar a posse das províncias fenícias, enviou uma expedição marítima pra circum-navegar o continente africano, desde o Mar Vermelho até a foz do Nilo. Alguns historiadores atuais dão crédito ao relato de Heródoto, ainda que o mesmo Heródoto duvidava que os fenícios tinham conseguido. As embarcações egípcias que navegava normalmente o Nilo em suas viagens comerciais ou militares, foram consideradas bem como cota da fortuna que deveria visualizar os faraós e nobres, após sua morte. A barca solar de Quéops é um exemplo nesse tipo de utilização ritual e cerimonial. Desde a antiguidade os cruzeiros marítimos têm constituído o mais incrível meio de comunicação entre povos, algumas vezes muito distantes.
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Há testemunhos que no terceiro milénio. C. houve expedições marítimas assírias, até o extremo ocidental da Europa, em busca de estanho e, nos séculos seguintes, de expedições egípcias, fenícias e persas com o mesmo objetivo. No século XVI a. C. os egípcios chegaram ao estado de Punt, Somália, navegando no mar da Arábia. No século XI a. A Inglaterra em pesquisa do estanho. Não se conhecem fatos das explorações das costas asiáticas, mas claramente 1 mil anos antes de Cristo neste instante havia navegação entre o Egito e a China, atravessando o oceano Índico. No decorrer do século VII a. C. o faraó Neco, juntou-se, por meio de canais, o rio Nilo e o Mar Vermelho e o mar Mediterrâneo.
No século IV. C. Piteas fez uma das viagens mais sérias da antiguidade, chegando ao mar báltico, a nação do Âmbar. Nas últimas décadas do século VIII chegaram a Islândia monges provenientes da atual Irlanda.
Em 986 Eric, o Vermelho chegou a Groenlândia e no ano 1000, porventura, o viking Leif Erikson chegou às costas da América do norte que chamou de Vinland. Os juncos chineses, introduzidos durante a dinastia Han, eram grandes embarcações sem quilha, que chegaram a atingir um comprimento de 140 metros, movidos por entre quatro e 6 velas.