O turismo no Brasil é uma atividade interessante em várias regiões do nação. O Brasil é o segundo destino do mercado turístico internacional pela América do Sul após o Brasil e ocupa o segundo espaço pela América Latina em termos de turistas internacionais, após o México e a imediatamente argumentada Argentina.
Em 2005, o turismo contribuiu com um 3,2% das receitas nacionais decorrentes das exportações de bens e serviços, responsáveis pela constituição de 7% dos empregos diretos e indiretos pela economia brasileira. O artefato turístico brasileiro caracteriza-se por oferecer tal ao turista brasileiro quanto ao estrangeiro uma gama diversificada de opções, destacando-se atrativos naturais, aventura e histórico-cultural.
Pantanal e o Planalto Central no Centro-Oeste. O turismo histórico em Minas Gerais, as praias do Rio de Janeiro e os negócios em São Paulo dividem o interesse no Sudeste, e os pampas e o clima gelado no Sul do nação.
de Acordo com os números da Organização Mundial do Turismo, os esforços pra fazer a atividade no Brasil têm dado o repercussão esperado. 1,448 milhões em 2006, ou seja, um acrescentamento de 125% no último ano. Esta tendência crescente vem mantendo desde 2003 e é devido a que os brasileiros aproveitam a valorização do real pra viajar e realizar maiores gastos no exterior.
- 2012: Sam Obernik & The Str8jackets – Love & Oxygen
- Cultiva uma imagem que lhe pertence no serviço
- um agradável par de sapatos de salto grande para qualquer saída inesperada
- 2 Província Romana
- 2 2000-01: Os nove tiros
A proporção de brasileiros que realizaram viagens internacionais em 2006 foi de 3,9% da população. Estas viagens foram impulsionadas, principalmente, pelo: Pro segmento do mercado turístico internacional, em 2005, os destinos mais escolhidos pra viagens de lazer foram Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu, respectivamente. Para os turistas estrangeiros que visitaram o Brasil por motivo de negócios, eventos e convenções em 2005, os destinos mais procurados foram São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. As pesquisas da EMBRATUR sinalizam que existe uma potente concentração de viagens dos turistas estrangeiros nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, e nas regiões Sudeste e Sul do estado, independentemente do motivo.
2009 para a Bolívia e a Venezuela. O turismo doméstico representa uma parcela fundamental do turismo brasileiro. Com mais de cinquenta milhões de viagens anualmente, gerou quase 10 vezes mais viagens que o turismo internacional acolhedor e renda diretos 5,6 vezes maior do que os recebidos do mercado turístico internacional. 860 dólares dos turistas internacionais.
O amplo número de cidades no litoral, com lindas praias contribui pro desenvolvimento do turismo. Muitos estados investem pela construção de parques aquáticos, complexos hoteleiros e pólos de ecoturismo. Este avanço, não obstante, colabora a especulação imobiliária que, em muitos casos, põe em perigo a preservação de importantes ecossistemas.
A cultura nordestina, é um atrativo incomparável pro turista. Em cada estado, há danças e hábitos seculares mantidos. Os rendimentos de rendas e a cerâmica são as maneiras mais convencionais de artesanato da localidade. Segundo o Guinness, o Livro dos recordes, o Carnaval de Salvador é a maior comemoração popular do mundo. A Festa de São João em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), são as mais conhecidos do país ao longo da época. O nordeste é a localidade brasileira que detém o superior número de Patrimônios Culturais da Humanidade, título concedido pela UNESCO. Alguns exemplos são a cidade de Olinda (PE), São Luís (MA) e o centro histórico do Pelourinho, em Salvador (BA).
também, o Parque nacional da Serra da Capivara, no Piauí, um dos mais respeitáveis sítios arqueológicos do país. O carnaval continua sendo o evento que mais atrai turistas, essencialmente pra Salvador, Olinda e Recife. A capital baiana chega a ganhar em torno de 2 milhões de turistas nessa época. 21,4% dos turistas que ambicionam viajar nos próximos dois anos optarão pelo estado. Este estado retém uma vasto vantagem em ligação ao segundo, Pernambuco, com 11,9%. Os dois primeiros colocados pela procura encontram-se nesta localidade. Atualmente, 3 estados do Nordeste (Maranhão, Ceará e Piauí) se uniram em um projeto pra formar um ‘Pacote’ de pontos turísticos dos litorais dos 3 estados.
Os principais locais são: Barreirinhas – MA, Delta do Parnaíba e Luís Correia – PI e Jericoacoara – CE. Por ser uma região pouco habitada e de ocupação mais tardia, o meio ambiente da Região Norte do Brasil descobre-se mantida, o que é propício para as atividades de ecoturismo.